Minha foto
Cidade fundada a partir de um seringal de nome Foz do Muru, no início do século XX. Em 1907 passou a ser vila. Anos depois, 24 de Abril de 1913, foi elevada à categoria de cidade. Até 1943 o município se chamou SEABRA, quando então recebeu o nome TARAUACÁ, palavra indígena que quer dizer "rio dos paus ou das tronqueiras". O abacaxi gigante que a região produz, de até 15 kg, juntamente com as inúmeras tarauacaenses que venceram o concurso Miss Acre, Tarauacá ficou conhecida como “Terra da mulher bonita e do abacaxi grande”.

TARAUACÁ E O CASO SÓLON DA CUNHA

Não se sabe ao certo como Sólon da Cunha, filho do grande escritor brasileiro Euclides da Cunha, veio parar em Tarauacá no ano de 1916, nomeado como delegado de polícia. O fato é que um mês depois de sua chegada, Sólon, numa diligência, fora assassinado no seringal Mira Flores, região de Feijó. Com o decorrer dos anos, perdeu-se o local exato onde fora sepultado o jovem delegado, e, ainda hoje, permanece uma incógnita. Abaixo reproduzimos o ato de nomeação de Sólon da Cunha e a notícia de seu embarque para a então Vila Feijó, para onde fora designado.



JORNAL OFICIAL 
Órgão da Prefeitura de Tarauacá 
DATA: Ano I – 16 de abril de 1916 – número 1
LOCAL: Vila Seabra 
ADMINISTRAÇÃO DO EXMO. SR.
JOSÉ THOMAZ DA CUNHA VASCONCELLOS 

PORTARIAS

Dia 3 de abril 
O Prefeito do Departamento de Tarauacá, usando das atribuições legais que lhe são inerentes, etc.:
Resolve nomear o cidadão SOLON DA CUNHA, para o cargo de Delegado de Polícia do 2° Termo judiciário desta Comarca, com sede em Vila Feijó, e dispensar respectivamente o serventuário interino.
Cumpre-se e publique-se, para os devidos fins.


JORNAL OFICIAL
Órgão da Prefeitura de Tarauacá 
DATA: Ano I – 16 de abril de 1916 – número 1
LOCAL: Vila Seabra 

SÓLON DA CUNHA

Tendo de assumir as funções de Delegado Auxiliar de Polícia do 2° termo judiciário deste Departamento, com sede em Vila Feijó, seguiu na sexta-feira última, a bordo da lancha “Maria”, o nosso distinto e inteligente amigo Sólon da Cunha. Jovem de incontestável mérito, e que reúne a uma inteligência sadia e vigorosa sólido e variado preparo, saberá perfeitamente corresponder à alta prova de confiança que lhe depositou o chefe do Departamento, investindo-o de tão espinhoso cargo. Convívio dos mais desejáveis por esses dons psíquicos que possui, afável e polido, evocador de duradouras simpatias e rápidas afinidades espirituais, tem plena certeza que no desempenho de seu cargo procederá com lealdade e justiça. Ao seu embarque compareceu crescido número de amigos e admiradores. Ao bom companheiro e amigo Sólon da Cunha desejamos que tenha feito ótima viagem, e os mais ardentes votos de felicidade.

Sólon (esq.) e Euclides da Cunha Filho, filhos de Euclides da Cunha. Reprod. de Dom Casmurro, Rio de Janeiro, maio 1946. Coleção Juan Carlos. (euclidesite.wordpress.com)
Sólon e Quidinho. (euclidesite.wordpress.com)
Sólon, Quidinho e tio. (euclidesite.wordpress.com)
Manoel Affonso (sentado), Solon (centro)
e Euclides da Cunha Filho, filhos de
Euclides da Cunha, por Bastos Dias.
(euclidesite.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Seguidores